sábado

Opensource

O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e se refere ao mesmo software também chamado de software livre (fonte: wikipedia).

É cada vez mais comum encontrar grupos que defendam a bandeira do software livre. Hoje, a internet permite intercâmbio entre equipes de várias partes do globo em projetos compartilhados. Os desenvolvedores conseguem centralizar na web tanto código fonte quanto a documentação dos projetos. Iniciativas como o Google Code são louváveis, uma vez que fornecem toda a infra-estrutura necessária para gerar as interações.

Eu participo de 2 projetos opensource, um com meus irmãos e um grupo de amigos e outro no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora onde curso Bacharelado em Sistemas de Informação. São projetos simples e com objetivos bem definidos. O primeiro trata-se de um fórum utilizando jsf, jstl, facelet, e xhtml onde o principal objetivo é estudar otimização de componentes, templates e a aplicação de temas css em projetos parametrizados. O outro faz parte de uma iniciativa de um grupo de alunos do curso de BSI, conforme comentei, e visa desenvolver o aprendizado de linguagens de programação e técnicas de desenvolvimento de sistemas além do incentivo à projetos opensource aplicados a comunidade em geral. A idéia é desenvolver um webservice onde qualquer aplicação poderá remeter ceps e receber em troca seu endereço relativo.

Como disse, são idéias simples, mas que promovem o aprendizado e a aplicação de técnicas e conceitos em projetos reais.

O objetivo e a ideologia por trás dos projetos são muitas vezes sociais, mas é possível ganhar dinheiro com opensource conforme afirma a matéria de Cezar Taurion da edição 31 da revista Mundo Java, "Tendências em Foco: Ganhando Dinheiro com Open Source". O que se percebe é que as Softwares Houses, ou Fábricas de Softwares, estão começando a investir em aplicações de uso livre visando ganhar dinheiro com suporte. Empresas como a Red Hat, que apresentou um crescimento de 31% no último ano fiscal (2008) (fonte: A rede), ganham dinheiro vendendo e dando suporte a softwares livres.

Projetos que colaboro:

Google oferece 10 milhões de dólares a quem apresentar boas ideias

A Google oferece 10 milhões de dólares a quem apresentar uma ideia que possa ajudar o maior número de pessoas. O projecto surge no âmbito do décimo aniversário da empresa norte-americana.

“As ideias podem ser grandes ou pequenas, ligadas à tecnologia ou brilhantemente simples, mas têm de ter impacto”, referiu a Google em comunicado, de acordo com a CNN.

O concurso denominado de “Project 10100” consiste no envio de ideias que se insiram nestas condições para a Google, podendo vir a ganhar 10 milhões de dólares para financiar o seu projecto.

Os cidadão de todo o mundo podem enviar as suas candidaturas até ao dia 20 de Outubro, sendo depois seleccionadas “algumas centenas” que vão estar disponíveis para votação entre Janeiro e Fevereiro, segundo o “site” do projecto da Google.

A votação pública seleccionará os 20 finalistas, sendo depois escolhidas cinco ideias pelos responsáveis da empresa norte-americana.

Nesta fase final, os 10 milhões de dólares são distribuídos pelas melhores ideias. Se uma se destacar, esse projecto arrecadará a totalidade da quantia, caso contrário, o montante será dividido entre os projectos, que nunca serão mais de cinco.

fonte: Jornal de Negócios
url: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=332718

sexta-feira

Ubuntu, tecnologia de software para todas as partes do globo

Eu comecei a utilizar Ubuntu à partir da versão 6.06. Me adaptei muito rápido porque a distribuição é muito simples de manipular. Hoje eu acompanho todos lançamentos e estou muito satisfeito com as melhorias apresentadas nas versões recentes. Recomendo para quem não tem prática e deseja se aproximar das distribuições linux.

No site http://www.ubuntu-br.org/download você poderá fazer o download da distribuição mais recente e na parte http://www.ubuntu-br.org/comunidade você terá acesso a outros usuários do sistema e a ferramentas de apoio. Em http://www.guiadohardware.net/artigos/dicas-ubuntu/ você encontra dicas pós-instalação.

Passei a utilizar o compiz-fusion à partir da versão 8.10 e consegui configurar vários efeitos com muita facilidade. O ambiente se tornou muito agradável. Estou começando a testar o a versão 10 do Suse, futuramente eu posto os resultados.

No link Filosofia Ubuntu tem um material muito legal sobre os objetivos da empresa Canonical, que desenvolve o sistema e inclusive a idéia de levar a tecnologia de software para todas as partes do globo.


quinta-feira

Grobschnitt

Bem... estava eu navegando pela net, como em qualquer dia normal, quando me deparei com um blog muito interessante. Falava sobre rock progressivo, mais especificamente sobre Grobschnitt, uma banda fenomenal que teve seu auge na década de 70.
Quando comecei a ler o texto, senti algo familiar. Foi quando percebi que o texto era meu :) . Eu desenvolvi um site sobre Grobs a muito tempo atrás e não imaginava ainda estar no ar nem que seria referência para outros sites. Fiquei tão empolgado que resolvi criar um blog para citar o blog que me citou, rsrsrsrs. Segue o link abaixo.

Lágrimas Psicodélicas

O blog é muito interessante. Tem uma galera legal postando lá. Vale a pena dar uma conferida.

Outros sites onde o artigo foi citado

MorelHP
dj DMSR iLife